Pela primeira vez em São Paulo, a plataforma Educação 360 levará à cidade uma discussão aprofundada sobre a implementação da nova Base Curricular

By DARYELING MENDES - MAMÃE DO PEDRINHO - segunda-feira, dezembro 10, 2018

Organizado pelos jornais O Globo e Extra, encontro gratuito e aberto ao público reúne grandes nomes da educação no país.

No próximo dia 12 de dezembro, São Paulo recebe a primeira edição do evento Educação 360. Organizado pelos jornais O Globo e Extra, e já consolidado no Rio de Janeiro, a primeira edição paulistana vai reunir no Rooftop 5, do prédio do Tomie Ohtake, das 10h às 19h, grandes nomes da educação no Brasil para discutirem a implementação da Base Nacional Comum Curricular, com foco no trabalho em estados e municípios do país. O evento é gratuito e aberto ao público, com participação mediante inscrição no site http://educacao360.com.
Dividida em quatro mesas temáticas de discussão, a programação abordará o desenvolvimento de currículos/regime de colaboração com experiências de estados e municípios, os impactos da BNCC na formação de professores, os principais efeitos da BNCC na alfabetização e nos modelos de avaliação e os desafios para a adaptação dos materiais didáticos à Base Nacional Comum Curricular. A abertura do encontro será feita por Andreas Schleicher, coordenador do Programa Internacional de Avaliação de Alunos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), via videoconferência, onde irá refletir sobre os fatores de sucesso de uma reforma curricular com base na experiência internacional. 
A programação também contará com workshops voltados ao desenvolvimento da cultura digital integrada ao currículo. Confira a programação completa ao final do release ou acesse: http://educacao360.com
José Francisco Soares, professor emérito da UFMG e ex-presidente do Inep; Mozart Ramos Neves, diretor do Instituto Ayrton Senna e um dos nomes cotados para o Ministério da Educação no próximo governo; Haroldo Rocha, Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo; Kátia Smole, Secretária de Educação Básica do MEC; Eduardo Deschamps, presidente do Conselho Nacional de Educação; Mara Mansani, educadora e especialista em alfabetização; Vera Cabral, presidente Abrelivros - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares; Cesar Calegari, sociólogo e membro Conselho Nacional de Educação; Luiz Roberto Liza Curi, sociólogo e Doutor em Economia pela Unicamp; Nilma Santos Fontanive, Vice-presidente da Câmara de Educação Básica do CNE; Juliane Matsubara, editora-executiva da Editora Moderna; Miguel Thompson, presidente Instituto Singularidades; Daniel Cara, cientista político e coordenador da campanha nacional pelo direito à educação; Renata Soares, da Fundação Vanzolinie; Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare e Beto Silva, Pedagogo e Psicopedagogo com especialização em juventude e presidente do Instituto Clio (Cultura, Leitura e Juventude), sãos nomes confirmados para o encontro.
O Educação 360 conta com o patrocínio da Fundação Telefônica Vivo e Instituto Unibanco.

A plataforma Educação 360
Os jornais O Globo e Extra apresentam o Educação 360. Um encontro que chega a sua primeira edição em São Paulo com o objetivo de reunir pessoas que vivenciam e pensam a educação sob diferentes e novos pontos de vista e põem em prática iniciativas transformadoras.
Já consolidado no Rio de Janeiro, com nove edições até o momento, a plataforma écomposta, há cada ano, por palestras magnas com grandes nomes da educação mundial, além de mesas de debate, com representantes das esferas pública e privada, e apresentação de estudos de casos inovadores e bem-sucedidos. Já participaram do evento na capital fluminense os franceses Edgar Morin e Pierre Levy, a educadora Shukla Bose, o presidente do Inep José Francisco Soares, o educador português José Pacheco, da Escola da Ponte; o neurocientista José Morais, da Universidade de Bruxelas; Brian Perkings, da Universidade de Columbia, nos EUA; o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a gerente de educação de Helsinke, Finlandia, Marjo Kylonnen; o especialista em educação na China, Jiang Xueqin e muitos outros.

PROGRAMAÇÃO
Abertura – Das 10h às 10h30 – VIA VIDEOCONFERÊNCIA
BNCC E PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos)
- Andreas Schleicher, coordenador do Programa Internacional de Avaliação de Alunos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)

MESA 1. Das 10h30 às 12h
CULTURA DE COLABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULOS: EXPERIÊNCIAS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS
- Haroldo Rocha - Secretário de Educação do Espírito Santo
- Kátia Smole - Secretária de Educação Básica do MEC
- Eduardo Deschamps - Conselho Nacional de Educação

MESA 2. Das 12h às 13h30
OS IMPACTOS DA BNCC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Miguel Thompson - Presidente Instituto Singularidades
- Luiz Roberto Liza Curi - Presidente Conselho Nacional de Educação
- Mozart Neves Ramos - Instituto Ayrton Senna

MESA 3. Das 15h às 16h30
OS PRINCIPAIS EFEITOS DA BNCC NA ALFABETIZAÇÃO E NOS MODELOS DE AVALIAÇÃO
- José Francisco Soares - Professor emérito da UFMG
- Nilma Santos Fontanive – Vice-presidente da Câmara de Educação Básica do CNE
- Mara Mansani - Educadora especialista em alfabetização e blogueira da Revista Nova Escola
- Daniel Cara – Cientista político e Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito àEducação

MESA 4. Das 16h30 às 18h
OS DESAFIOS PARA A ADAPTAÇAO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS À BNCC
- Juliane Matsubara - Editora-executiva da Editora Moderna
Anna Penido – Diretora do Instituto Inspirare
- Renata Soares - Fundação Vanzolinie


WORKSHOPS
Workshop-  Escola Digital – 10h30 ao 12h
Por uma escola mais digital: objetos de aprendizagem em sintonia com a BNCC
Com todas as transformações na sociedade e na educação que estão ocorrendo no século XXI, o papel do professor passa a ser repensado e reconfigurado. Neste contexto, é necessário que o professor possa personalizar suas práticas. A Fundação Telefônica Vivo em parceria com o Instituto Natura disponibiliza um buscador de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) por meio da plataforma Escola Digital. Nesta oficina, vamos experimentar o uso desses objetos, a favor de uma educação mais inovadora e antenada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Com Beto Silva – Pedagogo e Psicopedagogo com especialização em juventude e presidente do Instituto Clio (Cultura, Leitura e Juventude)

Workshop - Programaê – 15h às 16h30
Os desafios da BNCC – A importância da integração do pensamento computacional ao Currículo para o desenvolvimento de competências e habilidades do cidadão do séc. XXI.
Esse workshop tem o objetivo de discutir o tema e auxiliar gestores e professores a compreenderem a relação da Cultura Digital e do Pensamento Computacional com a sociedade atual e a dar início a uma reflexão sobre como desenvolver e implantar um currículo de programação em suas escolas ou redes de ensino.  
Com Dra. Monica Mandaji – presidente do Instituto Conhecimento para Todos.


Serviço
Data: 12 e dezembro de 2018
Local: ROOFTOP 5 - Rua Coropé, 88 – Pinheiros - São Paulo | no prédio do Instituto Tomie Ohtake.
Horários: 10h às 19h
Inscrições gratuitas pelo site educacao360.com
Site e redes sociais:
@educacao360
Programação completa: educacao360.com

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários