Sobre os potes plásticos: Cuidado!


Quando vamos comprar pote plástico, existe uma gama enorme desses utensílios, diversos tamanhos, cores e preços... São muito utilizados devido à praticidade que oferecem, para armazenar alimentos, são leves, flexíveis e fáceis de usar, mas são os que apresentam maior risco de contaminação em comparação com os potes de vidro, pois possuem uma série de compostos químicos, possuem substâncias tóxicas (BPA ou bisfenol-A) que não ficam apenas no material plástico e passam para o alimento ou bebida contida no recipiente. Se o pote for levado ao micro para aquecimento, a quantidade da substância tóxica aumenta e é liberada 55 vezes mais rápido que o normal. O BPA, ou Besphenol A, foi ligado a hormônios causadores de câncer em alguns produtos, particularmente em mamadeiras e garrafas esportivas.

Mas como saber se eles realmente são seguros? 

Uma maneira de diferenciar os vários tipos de plástico é observando o símbolo da reciclagem; um triângulo de setas, geralmente encontrado na base dos recipientes. Dentro desse triângulo há, às vezes, um número que denota o tipo de plástico do qual o recipiente foi feito. Além de conferir o número marcado, é importante ver se o pote possui o símbolo de copo e garfo no fundo, que significa que o material é apto a ter contato com alimentos.

Não são seguros no micro-ondas: 3, 6, 7

Ainda que o número dentro do símbolo de reciclagem não determine definitivamente se o plástico é necessariamente reciclável, ele definitivamente especifica se pode ir ao micro-ondas. Evite colocar os tipos 3 PVC, 6 poliestireno e 7 policarbonato. Eles são potencialmente cancerígenos e podem liberar na comida Besphenol A, uma toxina potencialmente mortal. Isso também inclui o tipo 6 Styrofoam.

Às vezes são seguros: 1, 2, 4

Tenha cuidado com os tipos 1 polietileno tereftalato, 2 polietileno de alta densidade e 4 polietileno de baixa densidade. Esses tipos são seguros para uso em micro-ondas quando reforçados com fortificadores químicos que previnem que o plástico derreta. Esses plásticos são misturados para criar recipientes de iogurte ou margarina, que definitivamente não podem ser utilizados no micro-ondas. Os tipos 1, 2 e 4 são seguros porque são resistentes ao calor e não derretem, mas não por serem seguros quando quentes e em contato com a comida.

O melhor: 5

O tipo 5 polipropileno é frequentemente etiquetado com "seguro para micro-ondas". Esse plástico é forte e resistente ao calor, e permanece transparente mesmo quando exposto ao molho de tomate. Quando recém retirado do micro-ondas, ele permanece frio. Porém, todos os plásticos derivam do petróleo; então, não importa o tipo de plástico, altas temperatura fazem com que substâncias químicas sejam liberadas na comida. Quando o recipiente começar a entortar ou demonstrar sinais de uso, o dano aumenta; então, não continue a utilizá-lo em micro-ondas e lava-louças.


Postar um comentário