Higiene bucal dos bebês

1: Quando devo começar a fazer a higiene bucal do bebê?

O ideal é que se comece o mais cedo possível, MESMO O BEBÊ NÃO TENDO DENTES AINDA! Porém, não recomendo logo no primeiro mês de vida, e existem motivos para tal. Quando o bebê nasce só quer mamar e dormir, tudo é diferente e desconhecido.  Muitas vezes ainda está se adaptando ao peito da mãe. Sua imunidade ainda está em desenvolvimento e remover a saburra branca (restinhos de leite) da língua pode não ser bom para o bebê. O leite materno possui anticorpos e estes participam ativamente do amadurecimento do sistema imunológico da criança. Já a partir do final do segundo mês, as “coisas” estão se ajeitando e deve-se então começar a LIMPEZA DIÁRIA, somente UMA VEZ POR DIA até o nascimento do primeiro dente.


2: Com o que posso limpar?

• De 2 a 6 meses limpe com gaze em água fervida ou filtrada. Enrole no dedo e passe sem esfregar com força em todo o rebordo gengival (lugar onde os dentes irão nascer) superior e inferior. Passe no cantos da boca, entre as bochechas e nos rebordos. Por último na metade da língua para a ponta.

Dica: A gaze esterilizada é bem mais macia, pois a trama do tecido é mais compacta.

• +6 meses pode usar dedeira de silicone, pediatra do Pedro pediu pra gente comprar e eu optei por essa que tá na foto, vem com esse suporte e é bem mais higiênico. Pedro toma desde os 7 meses o Masferol (sulfato ferroso em gotas) e o ferro deixa os dentes amarelados então pelo menos umas 2 vezes no dia ele tem que escovar os dentes. Por enquanto ele está no dedario mas depois de 1 ano ele passa para a escova de dente com a cabeça bem pequena e com as cerdas macias ou extra macia. Ah, essa pasta não pode conter flúor e preferencialmente deverá conter Xilitol.


 3: Porque não pode usar pasta de dentes com flúor? 

• Até os quatro anos, mais ou menos, a criança não cospe a pasta de dentes, ela engole. Você pode até tentar ensinar, mas falta maturidade neurológica. A ingestão de pasta de dentes sem flúor não é prejudicial a saúde do seu filho. Mas a ingestão de flúor causa fluorose. Por isso pasta de dentes com flúor, somente após os 10 anos de idade.


4: O que é fluorose?

• Fluorose são manchas, geralmente esbranquiçadas, em dentes definitivos, que aparecem por conta do excesso de ingestão de flúor. Não existe cura com remédios, e para disfarça-las e/ou removê-las deve-se fazer um tratamento estético.


5: Porque devemos investir em pasta de dentes com Xilitol?

• A propriedade microbiológica do Xilitol reduz a incidência de cárie dentária.


6: Qual a quantidade ideal de pasta de dentes? 

• Uma bolinha pequena, do tamanho de uma ervilha. Não precisa mais do que isso. 


7: Quando trocar as escovas de dentes?

• A oficial deve ser trocada a cada dois meses ou quando as cerdas se abrirem. A de “brinquedo” você não precisa se preocupar tanto.


8: Devemos esterilizar diariamente a escova de dentes?

• Não, mas pode-se deixa-la mergulhada em água quente, uma vez por semana.


9: Qual a melhor posição de escovar os dentes do bebê?

• Uma boa dica é colocá-lo sentado no cadeirão e você fica por trás e encosta a cabecinha dele no seu braço. Outra dica é fazer a mesma coisa com o pequeno em pé. Seja no chuveiro ou mesmo de frente pra pia. O importante é que você fique por trás, pois você consegue ter uma melhor visão da boca toda e também consegue controlar melhor a cabeça que não para quieta.


SE O SEU FILHO CHORA PARA ESCOVAR OS DENTINHOS, PERSISTA, INSISTA E ACREDITE É O MELHOR PARA ELE. 

• É absolutamente normal chorar, faz parte do desenvolvimento neuropsicológico. Feita com amor, a escovação nunca causará trauma. A boca faz parte do corpo e deve ser higienizada SEMPRE.


Postar um comentário